Quem Somos


Quem Somos?

Geógrafos, estudantes de Filosofia e Geografia, Permacultores, fotógrafos amadores, artesãos, bioconstrutores, que com o decorrer dos anos comprometidos com estudos ambientais, desenvolveram práticas em Permacultura. A Permacultura é uma combinação entre sabedoria ancestral e o conhecimento científico, integrados por meio da observação e planejamento de ambientes e sistemas ecológicos, onde se busca compreender, e transcrever os padrões naturais do ambiente, integrando-os a sociedade através de construções ecológicas, produção de energias renováveis, produção de alimentos orgânicos e educação para uma vida equilibrada e sustentável.

Trabalhamos com permacultura junto ao Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido (NEPPSA), na Universidade Estadual do Ceará-Brasil, participando dos seguintes projetos:

Fortalecimento do núcleo de estudos e práticas permaculturais do seminárido, através de ações agroecológicas extesionistas junto aos agricultores familiareas de Sussui-Quixadá-Ceará-Brasil;

Implantação da Permacultura nos Processos Produtivos Sustentáveis também na Comunidade de Sussuí;

Integração comunitária permacultural urbana através de quintais produtivos no Campus do Itaperi como modelo de produção de alimentos dentro de um processo de segurança alimentar.

Através dessas atividades oportunizamos a formação da consciência sustentável com foco no equilíbrio da sociedade e natureza, no combate ao preconceito a formas de vida tradicionais, valorizando-as, buscando sempre e o enfrentamento a desigualdade social.


Danilo Frota

Ciclista, aprendiz em Biogeografia, integra a equipe de permacultores do NEPPSA (Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido - UECE). Desenvolve a extensão acadêmica em uma unidade demonstrativa e junto à comunidades Rurais e Urbanas, onde a permacultura é norteadora nos processos de produção alimentar, educação biocêntrica e gestão de recursos hídricos e florestais. Atua no gerenciamento da produção de resíduos junto ao GERE (Grupo Especializado em Educação Ambiental e Resíduos). Tem interesse nas áreas de planejamento e gestão de recursos naturais, análise de ambientes e paisagens, agricultura natural, construção natural, tecnologias sustentáveis de baixo impacto, música, fotografia, artes, bicicletas, viagens, movimento, dentre outros.


Diego Salvador

Geógrafo, Permacultor, Ciclista, Fotógrafo Amador e Artesão. Compondo o Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido – NEPPSA, na difusão da Permacultura no Ceará. Dedica-se também aos trabalhos de geoprocessamento elaborando mapas e cartas temáticas. Intimo das práticas ambientais, tem habilidades e interesses em Geografia Ambiental,  Manejo de Recussos Naturais, Planejamento e, Saneamento Ecológico.


Filipe Andrade

Permacultor, Bioconstrutor, desenvolve seus estudos no curso de Filosofia na Universidade Estadual do Ceará. Possui habilidades no trabalho com barro e é entusiasta da bicicleta.


Junior Borralho

Ciclista, Graduando em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceara - UECE , Membro efetivo do NEPPSA (Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido - UECE), Bolsista IC - UECE (2009/2010), Pesquisador de campo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2011/2012), Artesão e Fotografo Amador. Atua em projetos de extensão acadêmica junto a comunidades Rurais e Urbanas e na própria sede do NEPPSA que dispõe de uma Unidade Demostrativa aberta ao publico. Tem interesse nas diversas áreas da Permacultura, especialmente nas áreas de saneamento ecológico e bioconstrução.

3 comentários:

  1. Galera, sou de Uberaba, não pude conhecer vocês todos pessoalmente mas adorei o projeto! Comecei recentemente a fazer compostagem e produzir humus e tudo mais... Sou estudante de psicologia e conheci a Marília enquanto vocês arrumavam as bicicletas, creio eu! Muito bom msmo! Também adoro pedalar! Vou acompanhar o blog de vocês! E se precisarem de um parceiro, entrem em contato! Grande ABraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando sou o Betão, acabei de vir para Uberaba, onde estou fazendo Licenciatura em Ciências Biológicas -EAD. Estou na busca de integrar-me a grupos que trabalhem com Permacultura ou Sistemas Agro Florestais na região. Meu foco é plantas medicinais.Por favor entre em contato comigo através do celular daqui mesmo de Uberaba (TIM) 92823255 ou pelo meu email betaocostamonteiro@gmail.com. Meu face é "dagoberto monteiro" e eu sou um cidadão que na foto está com uma camiseta azul e fazendo chorar a filha de meu sobrinho, ou seja uma criancinha chorando em meus braços. Vamos agregar trabalhos certo irmão? Abraço Betão

    ResponderExcluir
  3. Ai Fernando Psilocybe, voltei para certificar-me se havia sido publicado o meu comentário e vejo que o foi. Voltarei outras vezes a este blog até porque sou um candidato a integrar-me ao grupo que vai pedalar até a patagônia, óbvio que me integrarei apartir de Minas ou São Paulo. Um abraço a você e a todos que participam da caravana Seara de Luz, Betão (betaocostamonteiro@gmail.com)

    ResponderExcluir