quinta-feira, abril 05, 2012

De Iguatu/CE até Paulo Afonso

Olá Pessoal!





Depois de alguns dias na estrada, estamos de volta aqui no blog para mostrar como foi o trecho de Iguatu/Ce até chegar a Paulo Afonso/BA.

Saímos de Iguatu no dia de São José (19/03), esperando chuvas pelo caminho, o sol se escondeu entre as nuvens, mas infelizmente apenas ameaças e pouca chuva, triste para o sertão, pois as esperanças de uma boa colheita estão nas águas que não caem.

Dias depois já avistavamos Juazeiro do Norte/CE. Lá chegando fomos muito bem recebidos pela mãe de André Saraiva, membro do NEPPSA, com um belo banquete. Arina Saraiva nos mostrou o seu belo quintal produtivo, manejado com os princípios da permacultura e em que ela consegue tirar uma boa parte da sua alimentação.

Depois de uma noite partimos em direção a Pernambuco, seguindo pela Chapada do Araripe, atravessando a Floresta Nacional do Araripe, rumo a cidade de Jardim/CE, que faz divisa com Cedro, já no estado de Pernambuco.

Nessa travessia conversamos com agricultores sobre a quantidade de animais que víamos mortos nas pistas e ficamos admirados com suas palavras, ele nos dizia que na área água não é o problema, mas sim pasto pro gado, que tem a necessidade de se buscar de longe pro gado não morrer, ainda completou que uma das principais causas de morte dos animais é a ingestão de plástico, pela falta de pasto, o animal confunde e acaba morrendo engasgado. Esse encontro nos mostrou o esquecimento imposto ao povo do sertão, água possui, mas o conhecimento de como usa-lá não é dado. Vemos muito assistencialismo dos carros pipas e dos programas governamentais de transferência de renda, bolsa família e etc.

Chegando em Pernambuco pela cidade de Cedro, nosso desafio era atravessar a BR-116 e como meta Salgueiro/PE. Passamos um dia em Salgueiro para dar um grau nas bicicletas e logo partimos rumo Belém do São Francisco/PE.

Para fugir da BR-116 pegamos um atalho por estrada de chão, caminho cortando o temido e famoso polígono da maconha. Ao contrário do que nos falavam, de uma área de "gente ruim", foi muito tranquilo, com as pessoas curiosas com os homens de bicicleta e bastante acolhedoras, até uma senhora nos indagou, "é promessa?" respondemos que não, então ela nos olhou com uma pena e falou, "então é penitência".



Chegamos em Belém do São Francisco/PE no começo da noite, e logo fizemos amizade com o frentista do posto de gasolina da cidade e pernoitamos lá mesmo.
Pela manhã seguimos para ver o Rio São Francisco e atravessar pela balsa até a Bahia. Chegando na Bahia foi só alegria, logo ganhamos de um pescador quatro tucunarés (peixes) e decidimos ficar na beira do rio e sair para encarar as estradas da Bahia no outro dia.

Pela manhã tinhamos a ideia de percorrer 140km de Barra do Tarrachil/BA até Paulo Afonso/BA em 4 dias, mas em uma sequência de 3 caronas em caminhões, percorremos a distância em um dia, sendo 20 km pedalando e 120km de carona.















Chegamos então a Paulo Afonso/BA, já passando dos 1000km percorridos desde Fortaleza/CE. Estamos passando a semana por aqui na casa de familiares do Diego, conhecendo as espetaculares belezas naturais da região e difundindo nossas ideias e da Permacultura. 

Logo mais postaremos as belezas da região... Fiquem de olho!

Colaborem com a Caravana:
Plataforma de financiamento colaborativo na qual nos agregamos, o Catarse.me. Nela pessoas que se identificam com a ideia colaboram com valores e além de ajudar no projeto, ganham presentes em troca. 
Esse é nosso link catarse.me/Caravana Seara de Luz! 



Álbum Atualizado:












5 comentários:

  1. Salve amigos semeadores do amor pelo mundo! Felizes em acompanhar as andanças e ter notícias de vocês! Adoramos as aventuras e pedaladas! Estamos em conexão. Abraços de luz dos Plantados agora na chapada. Drica e Planta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Os caminhos se cruzam...
      Estamos em Feira de Santana... Indo pra Chapada Diamantina.

      Excluir
  2. Olá desbravadores!
    Como estão, tudo em paz?!
    Foi uma satisfação conhecê-los em Paulo Afonso-Ba, mesmo sendo por alguns minutos no posto de gasolina (E espero revê-los brevemente). Estou acompanhando assiduamente o blog e as imagens do picasa! Vocês são fantásticos, fiquei fã rsrsr E detalhe: Algumas de suas imagens já viraram proteção de tela em alguns computadores da empresa que trabalho! Rsrsr (* Só não vale pedir direitos autorais ta?! rsrsr) Abração!! E boa jornada!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal.
    To acompanhando vocês.
    Parabéns pelos 1.000 km já percorridos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Uma enorme admiração pelo trabalho e alegria como vocês encaram cada jornada,estou aqui de olho em cada detalhe :)

    ResponderExcluir