O Projeto

Quer Ir Conosco de Bicicleta do Ceará até a Patagônia Chilena?

Saindo de Fortaleza-Ceará-Brasil, faremos um percurso de bicicletas percorrendo o interior da América do Sul, rumo a 4ª Convergência Latino-americana de Permacultura em Pucón, Chile, em Novembro de 2012

Iremos conectar experiências da Caravana Seara através de um Blog interativo, com espaços para troca de idéias, diálogos, exposição de fotos e vídeos e relato das experiências de viagem.

Compartilharemos e disseminaremos as práticas sustentáveis, o cotidiano e a resistência de comunidades tradicionais no interior do Brasil e da América Latina.

Motivaremos o uso da bicicleta como meio de transporte saudável para o corpo e para o planeta, aliado as praticas de Permacultura como uma das formas de mudança de hábitos para uma vida sustentável.

Construiremos através de mídias digitais, Blog e exposição de fotografias em galerias virtuais, um ambiente de discussão sobre Permacultura, fomentando o uso da bicicleta enquanto meio de transporte limpo e saudável.


O Caminho

Sairemos de Fortaleza/CE, dia 09 de março de 2012, juntamente com o Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido - NEPPSA/UECE, para a comunidade de Sussuí em Quixadá, onde daremos a continuidade do projeto Fortalecimento do núcleo através de ações agroecológicas extesionistas e na Implantação da Permacultura nos Processos Produtivos Sustentáveis junto aos agricultores familiares.
Ficaremos na comunidade nos dias 09, 10 e 11 de março, e logo após seguiremos viagem em direção a Patagônia chilena para participar da 4ª Convergência Latino-americana de Permacultura em Pucón, Chile em Novembro de 2012.
Faremos o seguinte caminho:

Saida de Fortaleza »» Comunidade de Sussuí/Quixadá/Ceará »»
»» Pedro II/PI – Canion do Rio Poty »»
»» Sertões Piauienses »»
»» São Raimundo Nonato/PI – Serra da Capivara »»
»» Remanso/BA – Rio São Francisco - Lago de Sobradinho »»
»» Chapada Diamantina/BA »»
»» Alto Paraiso/GO – Chapada dos Veadeiros »»
»» Interior de Minas Gerais »»
»» Encontro Nacional de Geógrafos – Belo Horizonte/MG »»
»» Rio + 20 – Aldeia da Paz - Rio De Janeiro/RJ »»
»» Pantanal Sul Matogrossense/MS »»
»» Centro de Referência em Permacultura Takuara Rendá, Paraguari - Paraguay »»
»» Córdoba/Argentina »»
            »» 4ª Convergência Latino Americana de Permacultura - Pucón/Chile. 


O Que Queremos

-  Disseminar ações sustentáveis;
-  Expor paisagens naturais pouco conhecidas;
-  Relatar modos de vida tradicionais que respeitam o ambiente;
-  Divulgar histórias de vida de pessoas que aderiram as práticas permaculturais;
-  Divulgar exemplos de projetos agroecológicos e permaculturais;
-  Disseminar o uso da bicicleta como meio de transporte saudável ao ser humano e ao ambiente;
-  Divulgação de trabalhos artesanais das comunidades visitadas;
-  Imagens do cotidiano de trabalhadores em agroecologia e permacultura;
-   Mapear e difundir caminhos ecológicos acessíveis.


Os Desafios

Em uma viagem de bicicleta, os lugares são vivenciados intensamente. Intempéries naturais e obstáculos econômicos surgem a todo o momento, pretendemos superá-los da forma mais harmônica possível, para isso, fazemos uma rede de contatos e planos de gestão, que auxiliem no avanço da caravana, garantindo o cumprimento da atividade.
O grupo é formado por pessoas que desenvolvem atividades Permaculturais no estado do Ceará-Brasil, focados na auto-gestão, onde se busca criar condições alternativas para a desenvoltura, construindo habilidades diversificadas a partir da observação e desenvoltura em o que o momento propiciará.
    Traçamos um caminho que contempla paradas em centros de Permacultura, no evento científico – Encontro Nacional de Geógrafos que acontecerá no mês de julho, no estado de Minas Gerais, e ainda em localidades que agreguem valores qualitativos a ação.


Financiamento

A idéia foca-se no trabalho de auto-gestão e superação dos limites, nessa perspectiva, será priorizada a produção do próprio sustento através de troca de trabalho, escambo e venda de artesanato por nós produzidos, a partir de materiais reaproveitáveis coletados ou postos em desuso.

5 comentários:

  1. Salve galera!
    Entrem em contato com a gente!
    Estamos morando na chapada da diamantina!
    Quem sabe a gente consegue se conectar por aqui para semear muita luz!
    Bjos
    Drica e Planta

    Oh o email:
    dricaobr@yahoo.com.br
    E nosso Blog:
    www.corpofluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Otimo projeto galera! Parabéns! Espero que tenham uma boa viagem cheia de experiências positivas e que alcancem todos os seus objetivos! Muita sorte pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Amei a visita de vocês!!! foi ótimo conhecer pessoas com cabeça e pensamentos bons como vocês! espero que façam uma ótima viagem e sempre que puderem passem em casaaaaa! Espero encontra com vcs outras vezes! bjao galera

    ResponderExcluir
  4. Achei bom conhece-los, embora foi apenas por alguns minutos a nossa conversa (debaixo do pé de tamarindo - na estrada vicinal Jales/Palmeira D'Oeste), achei interessante o projeto e desejo a vocês uma boa viagem....Quando chegarem ao destino final, me avise, e que o Grande Arquiteto do Universo esteja sempre com vocês....abraço Carlos Aquila.

    ResponderExcluir
  5. Ola pessoal, acho q vcs n vão se lembrar de mim mas conheci vcs em Corumbá - MS, no alberge onde vcs ficaram. Pena q n conversei direito com vcs. Só agora pude entrar e conhecer o blog de vcs e achei a idéia muito boa mesmo. Parabens, o mundo precisa de pessoas assim. :D

    ResponderExcluir