quinta-feira, abril 05, 2012

De Iguatu/CE até Paulo Afonso

Olá Pessoal!





Depois de alguns dias na estrada, estamos de volta aqui no blog para mostrar como foi o trecho de Iguatu/Ce até chegar a Paulo Afonso/BA.

Saímos de Iguatu no dia de São José (19/03), esperando chuvas pelo caminho, o sol se escondeu entre as nuvens, mas infelizmente apenas ameaças e pouca chuva, triste para o sertão, pois as esperanças de uma boa colheita estão nas águas que não caem.

Dias depois já avistavamos Juazeiro do Norte/CE. Lá chegando fomos muito bem recebidos pela mãe de André Saraiva, membro do NEPPSA, com um belo banquete. Arina Saraiva nos mostrou o seu belo quintal produtivo, manejado com os princípios da permacultura e em que ela consegue tirar uma boa parte da sua alimentação.

Depois de uma noite partimos em direção a Pernambuco, seguindo pela Chapada do Araripe, atravessando a Floresta Nacional do Araripe, rumo a cidade de Jardim/CE, que faz divisa com Cedro, já no estado de Pernambuco.

Nessa travessia conversamos com agricultores sobre a quantidade de animais que víamos mortos nas pistas e ficamos admirados com suas palavras, ele nos dizia que na área água não é o problema, mas sim pasto pro gado, que tem a necessidade de se buscar de longe pro gado não morrer, ainda completou que uma das principais causas de morte dos animais é a ingestão de plástico, pela falta de pasto, o animal confunde e acaba morrendo engasgado. Esse encontro nos mostrou o esquecimento imposto ao povo do sertão, água possui, mas o conhecimento de como usa-lá não é dado. Vemos muito assistencialismo dos carros pipas e dos programas governamentais de transferência de renda, bolsa família e etc.

Chegando em Pernambuco pela cidade de Cedro, nosso desafio era atravessar a BR-116 e como meta Salgueiro/PE. Passamos um dia em Salgueiro para dar um grau nas bicicletas e logo partimos rumo Belém do São Francisco/PE.

Para fugir da BR-116 pegamos um atalho por estrada de chão, caminho cortando o temido e famoso polígono da maconha. Ao contrário do que nos falavam, de uma área de "gente ruim", foi muito tranquilo, com as pessoas curiosas com os homens de bicicleta e bastante acolhedoras, até uma senhora nos indagou, "é promessa?" respondemos que não, então ela nos olhou com uma pena e falou, "então é penitência".



Chegamos em Belém do São Francisco/PE no começo da noite, e logo fizemos amizade com o frentista do posto de gasolina da cidade e pernoitamos lá mesmo.
Pela manhã seguimos para ver o Rio São Francisco e atravessar pela balsa até a Bahia. Chegando na Bahia foi só alegria, logo ganhamos de um pescador quatro tucunarés (peixes) e decidimos ficar na beira do rio e sair para encarar as estradas da Bahia no outro dia.

Pela manhã tinhamos a ideia de percorrer 140km de Barra do Tarrachil/BA até Paulo Afonso/BA em 4 dias, mas em uma sequência de 3 caronas em caminhões, percorremos a distância em um dia, sendo 20 km pedalando e 120km de carona.















Chegamos então a Paulo Afonso/BA, já passando dos 1000km percorridos desde Fortaleza/CE. Estamos passando a semana por aqui na casa de familiares do Diego, conhecendo as espetaculares belezas naturais da região e difundindo nossas ideias e da Permacultura. 

Logo mais postaremos as belezas da região... Fiquem de olho!

Colaborem com a Caravana:
Plataforma de financiamento colaborativo na qual nos agregamos, o Catarse.me. Nela pessoas que se identificam com a ideia colaboram com valores e além de ajudar no projeto, ganham presentes em troca. 
Esse é nosso link catarse.me/Caravana Seara de Luz! 



Álbum Atualizado:












segunda-feira, abril 02, 2012

Primeiros 1000 Km Até o Chile... Nos Ajude a Continuar!

Olá Pessoal!

Já estamos na Bahia, na cidade de Paulo Afonso, as margens do Rio São Francisco e repleto de belezas naturais, verdadeiros espetáculos da natureza!
Logo mais postaremos contado e mostrando como foi o trajeto de Iguatu/CE até aqui.

Nessa postagem estamos divulgando a plataforma de financiamento colaborativo na qual nos agregamos, o Catarse.me. Nela pessoas que se identificam com a ideia colaboram com valores e além de ajudar no projeto, ganham presentes em troca. 
Esse é nosso link catarse.me/Caravana Seara de Luz! 


Voltamos logo mais.
Abraços!

sábado, março 17, 2012

Olá Pessoal, Já estamos em Iguatu/CE!




Percorremos a Rodovia do Algodão - CE 060, a partir de Quixadá/CE. Foram muitos aclives e declives, desafios para nos acostumar ao ritmo dos pedais.  As paisagens foram recompensadoras e as bicicletas cativaram as pessoas por onde passamos, sempre muito bem recebidos, água gelada não faltou. 
Nesse pouco tempo de viagem percebemos que as pessoas mais humildes são as mais acolhedoras, recebendo-nos sempre com sorrisos e surpresas.

Nosso álbum está atualizado:






Um agradecimento especial a;

Lan House Simão Games
Rua José de Alencar, 974
Centro
Iguatu/CE
Fone: (88)3581 - 4058
www.simaogames.com

terça-feira, março 13, 2012

Um, dois, três... pedalando!



      No último fim de semana estivemos em Sussuí, uma comunidade rural, pacata, com belos monumento naturais, paisagens exuberantes e um povo forte que tem no sangue o fervor sertanejo.
      A comunidade situa-se no Sertão Central cearense, mais especificamente no município de Quixadá, lá, o NEPPSA, junto a outros grupos parceiros como O INEC (Instituto Nordeste e Cidadania), desenvolvem atividades extensionistas, onde a permacultura é norteadora das ações, buscando uma maior integração entre os recursos, as pessoas e o lugar.
      
      É chegada a estação chuvosa da nossa região, com isso foram priorizadas as atividades de cultivo de mudas frutíferas e nativas florestais e a manutenção dos quintais produtivos, buscando com isso o favorecer do desenvolvimento de um ambiente rico em biodiversidade animal e vegetal.

(Monólitos ao fundo, Viveiro de Mudas,  Catingueira florida)


Imagens que falam por si.

 









De Sussuí a Caravana partiu, agora em duas rodas, aliás, seis. Em bicicletas.
No sereno, chuva que alimenta. Serenos.
Logo, logo... seis + oito fazem 8 rodas 
quais trazem notícias novas.
Pedalando & Permaculturando.

Um abraço.


PS.: Um agradecimento especial aos membros do NEPPSa, quais fizeram este momento ser mágico.































sexta-feira, março 09, 2012

Partida da Caravana Seara de Luz!





Olá Pessoal!

       Hoje iniciaremos a Caravana Seara de Luz! com a ida para o interior do Ceará, município de Quixadá. Junto com o grupo que fazemos parte, o NEPPSA (http://neppsauece.blogspot.com/), daremos continuidade ao trabalho de extensão universitária junto a comunidade de agricultores de Sussuí. 

De lá partiremos para o estado do Piauí, município de Pedro II.

       Esse é nosso vídeo de apresentação que iremos enviar ao site Catarse.me, para pleitear um financiamento. O  Catarse.me hospeda projetos para recebimento de financiamento colaborativo,  ou seja, a partir da contribuição de amigos e pessoas que estejam de acordo com nossas ideias. 
      
      Nos acompanhem nessa jornada!